Negócios: Robspierre Valcacio assume protagonismo na inovação do turismo em Salvador

 

Gestor amplia atuação no setor público para transformar Salvador em referência nacional e internacional como Destino Turístico Inteligente (DTI)

 

Salvador, agosto de 2025 – Com sólida experiência na gestão privada nas maiores redes hoteleiras internacionais presentes no país, Robspierre Valcacio se consolida como gestor público ao assumir a Diretoria de Planejamento, Inteligência e Inovação Turística daSecretaria de Cultura e Turismo de Salvador. À frente da área estratégica, ele tem como principal missão contribuir para transformar Salvador em um Destino Turístico Inteligente (DTI), conceito que orienta políticas públicas baseadas em inovação, sustentabilidade, acessibilidade e governança integrada.

Administrador, hoteleiro e gestor público, Robspierre construiu sua carreira nas principais redes de hospitalidade do país, desenvolvendo uma visão centrada na excelência do atendimento, gestão com foco em pessoas e construção de experiências significativas. Essa bagagem técnica e sensível o levou a ampliar sua atuação para o setor público, onde encontrou no turismo uma poderosa ferramenta de transformação social, valorização dos territórios e geração de oportunidades.

Na Diretoria de Planejamento, Inteligência e Inovação Turística, Valcacio lidera iniciativas que envolvem análise de dados, inovação tecnológica, governança e integração de políticas públicas, sempre com foco no cidadão e no visitante. Sua atuação também se destaca pela gestão transversal com outras diretorias da Secretaria, como as de Turismo, Economia Criativa, Cultura e Patrimônio, promovendo o alinhamento estratégico de ações que fortalecem o ecossistema turístico e cultural da cidade.

Entre os projetos estratégicos em curso, está a inclusão de Salvador na Rede de Destinos Turísticos Inteligentes (RDTI), promovida pelo Ministério do Turismo e Sebrae. A iniciativa coloca Salvador no mapa da inovação turística nacional, reposicionando a cidade entre os principais destinos do futuro no Brasil e no mundo.

“Mais do que atrair visitantes, nosso desafio é construir um turismo que respeita as identidades locais, distribui oportunidades, educa, gera pertencimento e transforma vidas”, afirma.

Com um olhar voltado para a inovação, sustentabilidade e inclusão, Robspierre Valcacio reafirma seu compromisso com o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico para Salvador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bob na Voz será umas das atrações do Salvador Fest 2025 dia 14 de setembro no Wet

Instituto de Cegos da Bahia é instituição beneficiada pelo Pop Up Shop de Lara Kertész

Dia dos Pais: com o acorde inspirado no mel, o Boticário apresenta Malbec Pure Gold