Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai homenagear o empresário Renato Feitosa Rique com o Título de Cidadão Baiano
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai homenagear o empresário Renato Feitosa Rique com o Título de Cidadão Baiano. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Penalva (PDT) e aprovada por unanimidade no plenário da Casa. A cerimônia de entrega será realizada no dia 14 de agosto, às 15h, no plenário da ALBA, em Salvador.
Economista formado pela Universidade Cândido Mendes, Renato é fundador da Aliansce Shopping Centers, hoje parte da ALLOS, maior plataforma de serviços, entretenimento e lifestyle do Brasil. Sua trajetória na Bahia começou em 1975, com a inauguração do então Shopping Iguatemi, hoje Shopping da Bahia, o primeiro centro de compras do Norte e Nordeste e um marco para o varejo regional.
A partir daí, sua visão empreendedora transformou o comércio e a economia do estado. Renato esteve à frente de empreendimentos como o Boulevard Shopping, em Feira de Santana – maior centro comercial do interior baiano –, e o Shopping Barra, em Salvador, consolidando polos de desenvolvimento, geração de empregos e incentivo à cultura.
Juntos, esses três shoppings contabilizam 12 mil empregos diretos, recebendo milhares de visitantes todos os meses. Além dos números expressivos, Renato é reconhecido pelo apoio a iniciativas culturais e pelo compromisso com a inserção social de jovens, por meio do Instituto Newton Rique.
Atualmente, Renato ocupa o cargo de Presidente Executivo do Conselho da ALLOS, empresa que reúne mais de 50 shoppings no Brasil, totalizando mais de 15 mil lojas e que recebem mais de 54 milhões de visitas por mês.
A entrega do Título de Cidadão Baiano reforça a importância de sua contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural do estado, consolidando seu nome entre os grandes protagonistas da história recente da Bahia.
*SERVIÇO*
*O quê:* Sessão solene de concessão do Título de Cidadão Baiano a Renato Feitosa Rique
*Quando:* 14 de agosto de 2025, às 15h
*Onde:* Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia – Salvador
Comentários