Catamarãs, veleiros monocascos e motorboats de última geração chegam à Bahia com a Aloha Náutica
O setor náutico brasileiro cresce de forma acelerada, com aumento de 25% entre 2020 e 2023, impulsionado pela pandemia. Em 2021, as vendas de embarcações de luxo movimentaram R$ 2 bilhões, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR). A Aloha Náutica (@alohanautica), distribuidora exclusiva no Brasil dos veleiros, lanchas e trawlers Beneteau e dos catamarãs Excess, todos do grupo francês Beneteau, é destaque nesse mercado, impulsionando o segmento na Bahia e no país.
No último evento do ano da marca, Salvador foi escolhida para receber os Motors Boats, os primeiros barcos a motor da Beneteau, além de veleiros e catamarãs de alta tecnologia. A apresentação aconteceu no Boat Show, onde as novidades chegaram diretamente da França, já que a Aloha Náutica está anualmente presente nos mais importantes eventos internacionais, como o Cannes Yachting Festival (França), Miami Boat Show e Fort Lauderdale (ambos nos EUA), ampliando o impacto da área também no Brasil. Em 2024, ocorreu, ainda, a celebração dos 140 anos da Beneteau, em Nantes, na França.
O documentário Belov: Uma Vida no Mar se conecta com essa inovação ao receber apoio da marca em sua estratégia de marketing e impulsionamento no mercado brasileiro. O longa retrata o navegador e empresário da indústria naval Aleixo Belov e suas cinco voltas ao mundo em veleiros, sendo três delas em solitário no seu Três Marias e duas com o veleiro-escola Fraternidade. Produzido e dirigido pelo jovem cineasta Tiago Abubakir, o filme já venceu três importantes Festivais de Cinema além de várias indicações, todos internacionais:
O trailer do documentário também foi apresentado no Salvador Boat Show 2024, na Bahia Marina. O coquetel contou com líderes do setor náutico, a exemplo de Eduardo Coluna, presidente da ACOBAR, Ernani Paciornik presidente do Grupo Náutica, Santiago Campos presidente da Associação Náutica da Bahia-ANB e toda sua diretoria além de clientes e parceiros. A ambientação foi da Tidelli, especialista em mobiliário outdoor living e a gastronomia ficou a cargo de Roberta Badaró, uma experiência única às margens da Baia de Todos os Santos.
Com promessa de trazer mais novidades para a Bahia em 2025, a Aloha Náutica finaliza 2024 fortalecendo o nome do Nordeste e do Brasil no cenário náutico global.
- Premiações do documentário Belov: Uma Vida no Mar:
CAI Award - Prêmio de Melhor Filme e Prêmio de Melhor Aventura, ambos pelo ONA Short Film Festival 2024 | Veneza, Itália. Venceu também o Best Overall, do Young Filmmakers Showcase Audience Choice Award | Friday Harbor Documentary Film Festival 2024 | Washington, EUA. Segue indicado ao Melhor Curta | Ocean Films Húsavík 2024 | Húsavík, Islândia; também ao Melhor Curta | Festival de Cine Del Mar 2025 | Concepción, Chile assim como disputa o Melhor Diretor Jovem | Wild Oceans Film Fest 2024 | Gijón, Espanha.
Comentários