Jonathan Ferr leve seu jazz urbano e psicodélico ao Festival Salvador Jazz no Rio Vermelho

 

Em evento gratuito que acontece no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, pianista carioca mostra o repertório de seu álbum “Liberdade”

 

Um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro, chamado de “garoto estandarte do jazz” pelo jornal El País, o pianista carioca Jonathan Ferr é uma das atrações principais do Festival Salvador Jazz, e retorna à capital baiana – a primeira vez com sua banda – para apresentar seu show Liberdade, no dia 18 de maio. No show, Ferr, pioneiro do urban jazz no Brasil, traz sua sonoridade que mistura jazz, hip hop, electronic e brokenbeats.

O evento, com entrada gratuita, acontece em 18 e 19 de maio em um dos pontos turísticos da cidade, o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, e traz também Luedji Luna, Bixiga 70,  a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade e o percussionista Marcos Suzano, entre outros. O show é baseado na atmosfera espiritualista de seus álbuns LiberdadeCura e Trilogia do Amor

Seu último álbum, Liberdade,  o levou à sua primeira indicação ao Prêmio da Música Brasileira 2024, na categoria Música Urbana, que acontece, em 12 junho, concorrendo com grandes artistas como Ludmila, Jorge Aragão e Djonga. São canções que mostram a evolução do trabalho do Jonathan como pianista e compositor que, agora, também assume os vocais, como em Meu Sol, faixa de trabalho do álbum. 

Liberdade é um álbum que evoca a energia do sol, do fogo. Enquanto meu álbum anterior, Cura, evoca a energia da lua, das águas. O show é um misto dessas duas atmosferas, onde busco provocar o público sobre auto conexão, espiritualidade e emancipação de tudo que nos aprisiona”, conta Jonathan, sobre Liberdade, álbum que teve a participação de grandes nomes da atual cena da música nacional, como Luedji LunaTuyo, MellyKaeGuajajaraTassia ReisJesutonÀVUÁ, apenas para citar alguns. 

 

Cura é um show, um disco, um repertório mais lunar, no sentido de estarmos visitando a nossa noite interior, nossos quartos escuros, as coisas que doem. Liberdade é o amanhecer, é o sol chegando e nos iluminando junto com ele. É como uma continuidade do Cura, sabendo que depois que eu me curo, eu me liberto. Pensar em novas possibilidades de ascensão, e de sonoridade, a partir desse lugar inexplorado é um desafio. Não me prendo ao jazz”, conta o pianista que uniu, no álbum, um baterista do hip hop, um baixista que toca neo soul e rock and roll, um tecladista do soul e do gospel. “E eu toco piano, canto, uso keytar, faço várias coisas psicodélicas no palco. A ideia é um jazz urbano, cheio de mistura. Isso é o que a gente está entregando no palco e tem sido uma aventura mística. Uma jornada muito gostosa.”

Jonathan apresenta uma arte afrofuturista e sua música busca provocar o público e ouvintes com esses novos cenários imagéticos, amplificando novas narrativas para estimular a produção de novos pensamentos. Em Liberdade, traz também reflexões do pensador congolês Bunseki Fu-Kiau, que diz que todos os seres humanos nascem com o sol do meio-dia aceso e que as questões da vida vão embaçando essa luz.

Liberdade para mim é assunto com muitas nuances, um convite a reacender esse sol que ilumina cada um de nós e, ao mesmo tempo, todos ao nosso redor. Levar à Salvador o show Liberdade certamente será uma experiência espiritual e transcendental para nós e para o público”, finaliza Jonathan.

 

Ficha Técnica:

Jonathan Ferr – Pianista

Caio Rocha – Baterista

Jonatas Oliveira – Tecladista

Alex Sá – Saxofonista

Rerisson Luz – Baixista

Vini Machado – Técnico de P.A.

João Gambier – Técnico de Monitor

João Nunez – Técnico de Luz 

Daniel Gomes – Roadie/Diretor de palco

Nicy Oliveira – Assistente de Produção

Tânia Artur – Empresária do artista

 

                                                                                                                                                                         

Serviço: 

Jonathan Ferr no show Liberdade no Festival Salvador Jazz

Data: 18 de maio, sábado, às 20h20

Local: Largo da Mariquinha, Rio Vermelho

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O guia definitivo de tudo que você precisa saber sobre a Festa de San Gennaro, neste sábado, no Rio Vermelho. Aos detalhes:

Museu do Sorvete promove bailinho gratuito com microtrio neste sábado (10) na Ribeira

Localizado no Circuito Dodô, o Planeta Band segue garantindo segurança e conforto para o Carnaval de 2024