Por meio do Recicla Solar, parceria com Festival de Verão já destinou mais de 15 toneladas de resíduos e mobilizará cooperativa de catadores na edição de 2026

 

Mais do que uma celebração da música e da cultura baiana, o Festival de Verão (FV) de Salvador consolidou-se como referência em sustentabilidade no setor de eventos. Pelo quarto ano consecutivo, a gestão de resíduos da festa, que espera receber mais de 30 mil pessoas por dia, contará com a parceria estratégica da Solar Coca-Cola, uma das maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no País. Confirmada para os dias 24 e 25 de janeiro de 2026, a 25ª edição do FV terá 12 apresentações principais que irão celebrar a diversidade da música brasileira e das raízes baianas


Por meio do projeto Recicla Solar, a Solar Coca-Cola montará uma central de triagem para realizar a coleta e o processamento de materiais em tempo real. A operação mobilizará 32 catadores por dia da Cooperativa CAMAPET, profissionais que são parte fundamental para a economia circular, transformando resíduos em fonte de renda. O objetivo é dar continuidade ao legado de impacto positivo estabelecido nas últimas edições: no acumulado dos últimos três anos, a parceria evitou o descarte no meio ambiente de mais de 15 toneladas de materiais, saltando de 2 toneladas em 2023 para 9 toneladas em 2025. A expectativa é de superar esse número na edição deste ano. 


Para Elenildes Duarte, presidente da CAMAPET, a presença no festival é uma oportunidade vital de dar visibilidade ao trabalho da categoria enquanto agentes ambientais. "_Estar no Festival de Verão com a Solar fortalece nossa autoestima e garante renda para dezenas de famílias. É um espaço de destaque onde mostramos ao público que o descarte correto transforma o que seria lixo em dignidade e desenvolvimento_", destaca.


Para incentivar o descarte consciente, a Tenda Sustentável apostará numa dinâmica interativa em que o público poderá trocar embalagens plásticas e latas vazias por brindes exclusivos. A ação visa educar de forma lúdica, tornando a reciclagem parte da jornada de entretenimento. Uma das grandes novidades desta edição é a implementação da logística reversa do isopor, além do vidro, plástico e alumínio, como já acontecia nas edições anteriores. Esta nova operação garante que o resíduo de Isopor seja transformado em insumo para a indústria da construção civil, fechando o ciclo de descarte de mais um material e promovendo a inovação na economia circular.


"_Mais do que fornecer bebidas, nossa atuação garante que uma celebração desta magnitude ocorra com responsabilidade socioambiental. Por meio do Recicla Solar conseguimos integrar a sustentabilidade à experiência do público, exaltando o trabalho essencial dos catadores e deixando um impacto positivo concreto para a Bahia_", destaca Willy Bezerra, diretor regional da Solar Coca-Cola.


*Impacto do Recicla Solar na Bahia*


Idealizado em 2021 para ampliar a reciclagem de PET, o Recicla Solar já destinou mais de 62 mil toneladas de material pós-consumo para a reciclagem em toda a área de atuação da companhia. Na Bahia, o impacto é ainda mais profundo: o estado alcançou a marca de 100% de neutralidade de PET. Isso significa que a Solar coleta e destina para a reciclagem a mesma quantidade de embalagens PET que coloca no mercado baiano. Somente no território da Bahia, a empresa já reciclou mais de 19 mil toneladas de resíduos e atende 21 cooperativas, mantendo também parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a capacitação dos profissionais que trabalham com reciclagem, promovendo o desenvolvimento de quem vive da coleta de resíduos.


"_Nossa atuação na Bahia vai muito além da operação industrial; estamos ativamente promovendo transformação positiva seja no viés ambiental, social ou econômico. Ficamos orgulhosos em contribuir para que um dos maiores eventos do Nordeste seja marcado pela sustentabilidade e respeito ao meio ambiente baiano_", pontua Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola.


*Experiências de Marca e Inclusão* 


Além da sustentabilidade, o público vivenciará ativações das marcas do Sistema Coca-Cola, com DJs, distribuição de sampling e brindes. A música e a gastronomia ganham destaque na ativação da patrocinadora master do evento, que assina a curadoria do Palco Rua, by Coke Studio, e o Coca-Cola Food Fest. A Schweppes Mixed Drinks também marcará presença com o lançamento do sabor do verão: a Caipivodka de Maracujá.


A edição de 2026 aprofunda, ainda, o compromisso com a inclusão. O evento contará com áreas exclusivas para pessoas com deficiência, rampas de acesso, banheiros acessíveis, tradução em Libras e um Ponto de Acolhimento com equipe multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais e advogados). Todas as estruturas foram projetadas sob rígidos critérios de acessibilidade, garantindo que a participação do público seja inclusiva e acolhedora para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bob na Voz será umas das atrações do Salvador Fest 2025 dia 14 de setembro no Wet

Instituto de Cegos da Bahia é instituição beneficiada pelo Pop Up Shop de Lara Kertész

Dia dos Pais: com o acorde inspirado no mel, o Boticário apresenta Malbec Pure Gold